DIREITO TRANSDISCIPLINAR EM REDE
Sobre o Grupo
O Grupo de Pesquisa “Direito Transdisciplinar em Redes” se preocupa com o desenvolvimento profissional e acadêmico de cada um de seus integrantes, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de conteúdo dentro de quatro linhas de pesquisa:
1- Direito Novo-Paradigmático e Redes
Esta linha estuda as mudanças na sociedade, nas ciências e no direito a partir da sociedade da informação, que tem como origem as tecnologias da informação. Não tem como foco tecnologias ou processos eletrônicos específicos e jurídicos, mas toda a complexidade que envolve uma nova forma de relação que se coloca a partir da sociedade em redes. Mais do que um meio, a Internet se torna um modelo para novas instituições e processos.
Orientador: João Paulo J. Anderson
Ideal para quem gosta de: Propedêuticas, Filosofia, Epistemologia, Direito Sistêmico, Pensamento Complexo.
2- Direito Complexo da Saúde
Esta linha visa abordar os aspectos de saúde, direito à saúde e da ciência do sistema do direito da saúde a partir de uma perspectiva sistêmica. Melhor dizendo, a linha conversa com a teoria e a prática de uma saúde integral, que envolve o ambiente social, econômico, cultural e natural. A linha estudará como o SUS se coloca dentro desta perspectiva integral do direito e da saúde pública.
Orientador: João Paulo J. Anderson
Ideal para quem gosta de: Direito da Saúde, Ciências da Saúde, Transdiciplinariedade.
3- Direito e tecnologia (o uso e os impactos da tecnologia no
ambiente laboral, industria 4.0, etc)
O presente eixo tem como foco a relação entre o Direito e a Tecnologia, com especial atenção aos estudos de envolvem Direito do Trabalho. A revolução 4.0 traz consigo inúmeras transformações, dentre elas o modo como vivemos, como trabalhamos e como nos relacionamos. Assim, busca-se a analisar criticamente os novos fenômenos, partindo do pressuposto que vivemos em uma "nova sociedade do risco" (utilizando-se das palavras de Beck) para então verificarmos como o Direito se comporta diante dos novos fatos, a fim de não perdermos os Direitos até em então conquistados devido as mudanças dos "novos tempos".
Orientadora: Gabriela Rangel
Ideal para quem gosta de pesquisar: Industria 4.0 (Inteligência Artificial, Algoritmos, Internet das Coisas, Sharing Economy), Direito do Trabalho (teletrabalho), Desigualdade de Gênero.
4- Compliance e sustentabilidade
Esta linha tem como norte a ideia de que as novas tecnologias, o compliance e a sustentabilidade, ecologia e social, caminham lado a lado, e fazem parte da mesma mudança da sociedade e do direito. Por isso, tem um foco mais abrangente e ao mesmo tempo pragmático. Pode abordar normas específicas.
Orientadora: Camila Savaris
Ideal para quem gosta de: Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito
Ambiental e sobretudo Compliance.
5- Direito, Literatura e Cinema, Teoria Literária e do Cinema & Linguística
Objetiva o exercício dialógico, crítico, exploratório, construtivo e reflexivo do universo jurídico com as artes, no caso, a própria literatura e a sétima arte. Pretende estimular a produção de artigos científicos, artigos jornalísticos, posts nas mídias/redes sociais e obras jurídico-artísticas, ou simplesmente, literárias e do cinema. Tais como também poemas, crônicas e contos e críticas de cinema com uma pitada jurídica. O grupo se reunirá mensalmente e os encontros terão duração de 1 hora a 1 h e 30 min.
Orientador: Nicholas Merlone
Reuniões:
As reuniões ocorrerem quinzenalmente, tendo duração de no máximo duas horas.
Em cada reunião poderá ser discutido material de apoio indicado pelos orientadores, ou haverá palestra de referência na área do direito e das novas tecnologias.
Lembrando que é exigida a presença em no mínimo 75% das reuniões realizadas.